Para o próximo ano haverá a separação das turmas, pensando nisso deixaremos avisado e linkado em área especial de cada blog (blog para a turma de PP e para a turma de JOR) a nova URL do blog de Comunicação Social.
A URL mais votada foi COMUDC1013. Obrigada a todos que participaram.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Perguntas Trabalho da Sônia M.

Devem ser entregues com as respostas no dia da prova

1) O que é uma Agência de Notícias?

2) Quais as condições sócio-econômicas que contribuíram para a fundação das primeiras agências de notícias no mundo e no Brasil?

3) Descreva os principais produtos e serviços de uma agência de notícias.

4) Quais as principais agências de notícias no Brasil e no mundo? Faça um breve resumo de uma agência brasileira e outra estrangeira (principais produtos e serviços).

5) Quais as vantagens de uma agencia de noticia para um veiculo de comunicação?

6) Jose Afonso da Silva Jr. Em seu artigo propõe uma metodologia para analise do fluxo de noticias e informações nas agencias de noticias. Explique:

a) O que é fluxo de informação?

7) Faça um breve resumo de cada um dos itens da metodologia proposta por José Afonso da Silva Jr.

a) Volume de Informação

b) Escala de informações

c) Intermitência de informações

d) endereçamento de informações

e) Propecção de informações

f) Filtragem de informações

g) Alcance das informações

h) Penetração e assimilação das informações

8) Com base nas anotações da aula e o texto de Manuel Castells responda:

a) O monopólio da mídia gera controle de informação? Explique.

b) “A batalha do poder esta em nossa mentes” diz Castells. Na sua opinião qual é a influência dos conteúdos dos meios da comunicação e da internet na forma como você pensa?

c) Explique sobre a seguinte afirmação de Castells: “a democratização da comunicação é um principio da democratização das institucionais da sociedade”.

d) Por que a internet é a chave da mudança do processo de comunicação na sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário