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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Texto e Questões - Professora Cida

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Leia o texto a seguir e responda às questões de 1 a 4.

Através do avanço tecnológico e da expansão das telecomunicações, a imagem da perfeição corpórea passa a habitar, de forma constante, o cotidiano. A “imperfeição” física dos indivíduos comuns defronta-se, a cada instante, com imagens de “corpos perfeitos”, em telas de cinemas, TVs, computadores e outdoors. Tais imagens de modelos, minuciosamente selecionadas, retocadas e aperfeiçoadas por técnicas de computação gráfica e fotografia, tendem a induzir à perseguição desse tipo de corpo sob a égide da felicidade. Essa exaltação das imagens produz culturas que hiperinvestem na construção física, levando milhões de pessoas a consumir cotidianamente todos os tipos de produtos materiais e simbólicos: drogas, filmes, revistas, exercícios, dietas e suplementos alimentares, movimentando a gigantesca e crescente Indústria da Saúde. As academias de musculação surgem como usinas de produção da forma, fabricando corpos para serem consumidos pela lógica do mercado. Essas formas musculosas se apresentam como espécies de totens midiáticos, pois a publicidade exalta tais modelos, contribuindo para a construção da identidade das tribos urbanas que se identificam com o paradigma apresentado. A publicidade surge como um operador totêmico, dando sentido a todo o processo ascético de produção física direcionada para o mundo do consumo.

(SABINO, C. Anabolizantes: Drogas de Apolo. In: Goldenberg, Mirian et al. Nu & vestido – Dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 144-145.)

1) Com base no texto, é correto afirmar:

I. Pessoas que tentam atingir a perfeição corpórea associam-na à felicidade.

II. O processo de construção física ideal provoca um aumento do consumo de produtos da chamada Indústria da Saúde.

III. A “imperfeição” física é cotidianamente exaltada pela mídia, que busca passar informação aos indivíduos.

IV. Os cultivadores da forma física podem ser reconhecidos como uma tribo urbana, com uma linguagem própria.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

2) Com base no texto, é correto afirmar:

a) Mudar a morfologia física seduz a imprensa.

b) Há um investimento excessivo na busca do corpo perfeito.

c) A perfeição corpórea permite conseguir empregos na área da saúde.

d) Somos induzidos pela mídia a achar as pessoas perfeitas mais bonitas.

e) Adeptos da forma física ideal alcançam o sucesso mais facilmente.

3) Considere a frase “Essa formas musculosas se apresentam como espécies de totens midiáticos” (linha 10).

Com base no texto, é correto afirmar:

I. As mídias reforçam a imagem de que a perfeição física é o modelo ideal.

II. Os fisiculturistas agem como selvagens sociais, impondo o consumo midiático.

III. As técnicas de computação gráfica ajudam as pessoas a enxergar suas imperfeições.

IV. As academias são verdadeiras fábricas de formas no padrão imposto pela mídia.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b) Somente as afirmativas II e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

4) Considere o trecho: “A ‘imperfeição’ física dos indivíduos comuns defronta-se, a cada instante, com imagens

de ‘corpos perfeitos’, em telas de cinemas, TVs, computadores e outdoors” (linha 2-3)

Os termos ‘imperfeição’ e ‘corpos perfeitos’ estão entre aspas

a) para ironizar os adeptos das academias, responsáveis por um culto excessivo ao corpo.

b) para concordar com os responsáveis pelas mídias eletrônicas, que exaltam este processo.

c) para demonstrar que o autor não considera que exista imperfeição física ou corpo perfeito.

d) para sinalizar que estes termos vão se repetir ao longo do texto.

e) para indicar que o tema é relevante e deve ser destacado.

Leia o texto a seguir e responda às questões de 5 a 7.

Geralmente o conceito de design é acompanhado da idéia de requinte ou até mesmo de supérfluo. O design pode ser feito por arquitetos, engenheiros, artistas plásticos, gente da área visual, até por designers mesmo,uma atividade relativamente recente. Mas na realidade seu campo é a interface. Onde há interface homem-objeto, homem-informação, aí está o design. Se você pegar uma cabine de elevador, um projeto de engenharia por excelência, ela vai necessitar uma interface não só como produto, tipo colocar um espelho porque inibe depredação, como o desenho da betoneira. Se no elevador entra criança, então a altura tem de ser pensada.

Se entra deficiente visual, a betoneira terá de ser padronizada, a posição da escrita em Braille decidida, em cima, embaixo, do lado. Deficientes visuais que não são cegos (presbiopia) necessitam de números grandes.

Onde colocar o botão de alerta se o elevador para? Essa interface que para nós é tão natural, que parece que nasceu em árvore, é pensamento de design. Então o design é uma área do conhecimento que lida com as interfaces. E que se intensificou a partir da complexidade do mundo. A rápida explicação é da jornalista e

professora Ethel Leon que está lançando o livro Memórias do Design Brasileiro com 12 perfis de profissionais

cuja atuação foi decisiva para implantação do conceito no Brasil.

(Disponível em: Acesso em: 15 junho de 2010)

5) Com base no texto, considere F (falso) ou V (verdadeiro) para as afirmativas a seguir:

( ) A palavra design foi criada por Ethel Leon para designar a atividade especializada de engenheiros civis em projetos para presbiopia na construção de elevadores.

( ) O portadores de presbiopia e as crianças são responsáveis pela deterioração de elevadores instalados em prédios públicos.

( ) Embora seu significado o aproxime do idéia de supérfluo, o termo design associa-se à noção de interface entre o ser humano e um objeto e/ou uma informação.

( ) A atuação da engenharia na construção de cabines de elevador depende de projetos eficazes com a produção de uma interface e tratamento visual eficiente.

( ) Os designers gráficos acabamcontribuindo para a exclusão social de deficientes visuais comseus projetos de sinalização gráfico-visual em lugares públicos.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) F, F, V, V e F.

b) F, F, V, V e V.

c) F, V, F, F e V.

d) V, F, V, V e F.

e) V, V, F, F e F.

6) Com base no texto, é correto afirmar:

a) Entre os atributos de profissões como Arquitetura, Engenharia e Artes, estão excluídas atividades como o design.

b) Apesar da grande complexidade que o desenho gráfico alcançou no mundo moderno, é desprezado pelos profissionais que o consideram apenas um luxo supérfluo.

c) A utilização de espelhos e a fixação de cartazes em Braille em elevadores são ações ignoradas pelos profissionais que implantaram o conceito de design no Brasil.

d) Um livro de Ethel Leon lançado recentemente pode contribuir para divulgar a escrita em Braille em nosso país.

e) Apenas são chamados de designers os profissionais cuja ocupação principal é o design, mas não os que o desenvolvem como complemento de uma ocupação principal.

7) Observe o uso do pronome que nas frases a seguir:

• Deficientes visuais que não são cegos (presbiopia) necessitam de números grandes.

• Essa interface que para nós é tão natural, que parece que nasceu em árvore, é pensamento de design.

• O design é uma área do conhecimento que lida com as interfaces.

É correto afirmar que seus antecedentes são, respectivamente,

a) deficientes, interface e conhecimento.

b) deficientes, interface e área.

c) visuais, nós e design.

d) presbiopia, nós e área.

e) cegos, natural e design.

Leia o texto a seguir e responda às questões de 8 a 10.

Corte de elite

Miguel Caballero já deu mais de 200 tiros em clientes e colaboradores, quase sempre aos sábados, para não incomodar a vizinhança de Polanco, bairro chique da Cidade do México. É algo que o colombiano atarracado de 40 anos faz com certa naturalidade. Pega o seu trezoitão, carrega-o, encosta o cano niquelado e frio à altura da barriga da vítima, avisa que vai disparar quando disser “três” e puxa o gatilho lá pelos dois e meio. Muitas vezes, registra a cena em vídeo — são os próprios baleados que pedem. Com anos de prática, ele diz haver uma beleza na expressão da vítima após o disparo: uma cara que mistura doses iguais de “Será que morri?” com “Isso é um milagre”. Caballero é talvez o mais refinado – e confiável – alfaiate de roupas blindadas do México. [...] Ingressou na haut couture defensiva há dezesseis anos, época em que a taxa de sequestro estava em alta na Colômbia. [...] Da Colômbia, a Miguel Caballero Ltda., que se autodenomina especialista em “high security fashion”, ganhou o mundo. Hoje, a grife tem filiais em sete países da América Latina. Do outro lado do oceano, África do Sul, Espanha, Itália, Áustria e Reino Unido. Em Londres, o público-alvo (ou simplesmente “alvo”) não é formado de ingleses, mas da nova safra de milionários russos e árabes, que marcam hora num discreto escritório da cadeia de lojas Harrods. No último ano, a empresa de Caballero faturou 9 milhões de dólares.

(Revista Piauí. Ed. 25, out. 2008. p. 10.)

8) Com base no texto, é correto afirmar:

a) Apesar das perseguições que sofreu ao abrir uma fábrica em Polanco, atualmente Caballero tornou-se um dos maiores costureiros do mundo.

b) As atividades criminosas do colombiano Miguel Caballero fizeram com que se tornasse um dos empresários mais bem sucedidos de seus país.

c) É tão grande a crueldade dos assassinos de aluguel que, ao atirar em suas vítimas, nem costumam esperar a contagem até três antes de puxar o gatilho.

d) As roupas fabricadas em um dos bairros mais violentos da periferia do México são exportadas tanto para países latino-americanos como para países de outros continentes.

e) Os clientes da empresa fundada por Caballero são milionários de várias partes do mundo que temem se tornar vítimas de sequestros.

9) Em relação ao comentário apresentado entre parênteses (ou simplesmente “alvo”), é correto afirmar:

a) O autor do texto procura desmistificar a imagem que os representantes da alta costura européia fazem dos costureiros latino-americanos.

b) As aspas servem para destacar que a maioria dos clientes da empresa de segurança continua sendo os mexicano e colombianos.

c) O autor do texto faz uma aproximação jocosa entre os sentidos do substantivo “alvo” no campo da artilharia, da guerra e na área de merchandising, da publicidade.

d) Demonstra que, para realizar seus negócios, assassinos de aluguel como Miguel Caballero usam uma forma de linguagem semelhante à dos vendedores e publicitários.

e) O termo “alvo” é destacado por ser uma forma de tratamento utilizada no Reino Unido para agradar os clientes milionários de países estrangeiros.

10) Em relação ao jogo de palavras presente no título do texto, é correto afirmar:

a) Explora a relação entre as palavras homófonas corte (substantivo) e corte (do verbo cortar).

b) É resultado da confusão entre significados diferentes de substantivos cuja pronúncia é a mesma.

c) Está baseado na coincidência entre o significado do adjetivo corte e um homônimo que é o imperativo do verbo cortar.

d) Baseia-se na semelhança entre palavras de mesma pronúncia mas de significado diferente.

e) Está dissociado dos temas da violência e segurança presentes no texto.

A charge a seguir sugere uma prática política recorrente no Brasil.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjb6WR-uh340SI8hAt267VqCQvvCpmO_DZWENEWhIK_zxtRoC4MP4k_zIovmTX7f08oMMlG8sltXsCJ7lXAtC5RMjDvwQPte-LwS41ACBjBUNdDafishG1EZNbKEOsl1X41r6AvbQ1aPU8/s400/charge+pol%25C3%25ADtico.jpg

Com base na charge e nos conhecimentos sobre a política nacional, assinale a alternativa que traduza a prática

em questão.

a) Nepotismo.

b) Fisiologismo partidário.

c) Solidarismo social.

d) Republicanismo.

e) Clientelismo.

13) A peste negra ficou conhecida na história como uma doença responsável por uma das mais trágicas epidemias que assolaram o mundo ocidental. Chegando pela Península Itálica, nos anos 1300, essa doença afligiu o corpo e o imaginário de populações inteiras, que sentiam a mudança dos tempos por meio de uma manifestação física.

Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema da peste negra no século XIV, assinale a alternativa correta.

a) Os grupos marginalizados da baixa Idade Média, isto é, leprosos e estrangeiros, alinham-se como os principais responsáveis pela disseminação da peste negra, na medida em que não respeitavam os princípios de higiene existentes nas cidades.

b) A proximidade dos camponeses com os animais produziu a ocorrência da peste negra, obrigando assim o desenvolvimento dos primeiros grandes núcleos urbanos, que passaram a sofrer com o fenômeno da superpopulação.

c) A consequência imediata da peste negra consistiu na formação dos Estados Nacionais, em contraposição à fragmentação política estabelecida pela nobreza feudal, incapaz de controlar a doença e sua capacidade letal.

d) Contribuindo de maneira decisiva para a rápida proliferação da peste negra, os centros urbanos que sobreviviam aos seus efeitos enfrentavam, como consequência geral, a escassez de alimentos e a crise socioeconômica instalada no local.

e) Responsável por milhões de mortos, a peste negra teve por consequência direta o declínio da prática de orações e rituais para combater a doença e a consequente adoção de medidas sanitárias públicas apoiadas em princípios científicos.

Leia o texto a seguir:

Doenças são nova ameaça no mundo globalizado

A malária é uma doença que só atinge os africanos e que só deve preocupar os europeus se viajarem para África? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a resposta não podia ser mais clara: não há doenças que acontecem só aos outros. O mundo mudou, com a globalização [...] Consequência: aquilo que antes era um foco restrito a uma determinada região passou a ser um problema facilmente importado pelos restantes países espalhados pelo mundo.

(Disponível: . Acesso em: 26 jun 2009.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:

I. Além de contribuir para o aquecimento global, o setor de aviação tem sido de fundamental importância para a disseminação de surtos epidêmicos, e mesmo de pandemias.

II. Com a internacionalização das economias, disseminou-se a produção intensiva de alimentos controlados com antibióticos, os quais chegam aos supermercados do mundo inteiro, criando resistências antes inexistentes e favoráveis ao início do ciclo epidêmico.

III. Os atuais surtos epidêmicos seriam eliminados se os fluxos de imigração de trabalhadores fossem contidos, uma vez que nações subdesenvolvidas têm sido o principal polo irradiador das novas doenças.

IV. Os surtos epidêmicos, desde o início do século XX, têm ocorrido simultaneamente à manifestação das crises econômicas periódicas do capitalismo, evidenciando, assim, uma relação direta entre globalização das economias e proliferação de novas doenças.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Considere a charge a seguir:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjaMN65R644lME7kFZTK0FWVFZRYmbX3MieZhOpSHBRDQJafKuFP4TpCXzul0rU_lKbF7yIfisaU4VbAWk8I_WdgU_wo6Fm4x2HiHJp9iiU_5k62rF1CK0l7aBNS2Wf1jBtuCpExvlXnkU/s320/Absente%C3%ADsmo.bmp

Com base na charge e nos conhecimentos sobre o absenteísmo, é correto afirmar que

a) este fenômeno resulta da adoção de práticas utilizadas inicialmente pelos sindicatos de indústria e hoje disseminadas pelas entidades representantes dos profissionais da educação com a finalidade de pressionarem por reajustes salariais dos professores e aquisição de planos privados de saúde pagos pelo Estado.

b) a subnutrição alimentar dos alunos da rede pública, unida à superlotação das salas de aula, tem sido a responsável pelo crescimento, no Brasil, do absenteísmo por parte dos discentes, que revelam um comportamento passivo nas aulas, motivo pelo qual o problema se tornou uma questão de saúde pública.

c) anteriormente restrita à população trabalhadora adulta, o absenteísmo tem sido motivado nas populações mais jovens, isto é, crianças e adolescentes, pelo excesso de responsabilidade em relação aos estudos e os improváveis retornos financeiros futuros no mercado de trabalho.

d) a prática do absenteísmo é um fenômeno tipicamente ligado ao desenvolvimento do capitalismo industrial e implica, em suas origens, na persistência da insatisfação dos trabalhadores com relação à atividade que exercem e às condições dentro das quais ela é executada.

e) o absenteísmo é uma doença sócio-ocupacional recente e se traduz pela perda de memória dos trabalhadores,colocados em risco de saúde nas suas atividades; pela ausência de atenção, dificultando, assim, o exercício da profissão, e a ausência permanente do trabalho.

absolver = inocentar

absorver = esgotar, consumir

Caçar = perseguir

Cassar = anular

cessão = ato de ceder

sessão = tempo que dura uma reunião, apresentação

seção (ou secção)= departamento, divisão

Comprimento = extensão

Cumprimento = saudação, ato de cumprir

concerto = harmonia; sessão musical

conserto = reparo

Deferir = conceder, atender (deferimento)

Diferir = ser diferente, adiar (diferimento)

Descrição = ato de descrever

Discrição = qualidade de discreto

Delatar = denunciar

Dilatar = alargar

Docente = professor

Discente = aluno

Despercebido = sem ser notado

Desapercebido = desprevenido

Descriminar = ato de inocentar

Discriminar = separar

Elidir = eliminar

Ilidir = refutar

Eminente = importante, destacado

Iminente = prestes a ocorrer

Flagrante = evidente

Fragrante = aromático (perfume)

Incipiente = que está no início

Insipiente = ignorante

Incerto = duvidoso

Inserto = inserido

Infligir = aplicar castigo ou pena

Infringir = transgredir, violar

Intercessão = ato de interceder

Interseção = ato de cortar

Mandado = ordem judicial

Mandato = procuração, tempo em que alguém ocupa um cargo.

Preeminente = nobre, distinto

Proeminente = saliente

Preceder = vir antes

Proceder = agir, originar-se

Prescrever = receitar, expirar prazo

Proscrever = afastar, expulsar

Ratificar = confirmar

Retificar = corrigir

Remição = resgate

Remissão = perdão

Soar = produzir som

Suar = transpirar

Tacha = tipo de prego

Taxa = tributo

Tráfego = movimento, trânsito

Tráfico = comércio ilegal

Viagem = jornada, passeio

Viajem = flexão do verbo viajar

Tachar = censurar

Taxar = determinar a “taxa”, valor de tributo

Vultoso = grande, volumoso

Vultuoso = atacado de vultuosidade (vermelho e inchado)


Redundâncias ou Pleonasmos Viciosos:

Deve-se evitar o uso de pleonasmos – emprego de palavras redundantes, com o fim de reforçar ou enfatizar a expressão. Os exemplos a seguir são ilustrativos e representam o uso condenável de expressões que nada acrescentam è intelecção da idéia transmitida.

ACABAMENTO FINAL

CONVIVER JUNTO

CRIAR NOVOS

ELO DE LIGAÇÃO

REINCIDIR DE NOVO

(NOVAMENTE) NO ERRO

ERÁRIO PÚBLICO

DESCER PARA BAIXO

SUBIR PARA CIMA

CANJA DE GALINHA

ENTRAR PARA DENTRO

SAIR PARA FORA

INTRODUZIR VOCÊ DENTRO DA PEÇA

AUMENTAR AINDA MAIS

NOVIDADE INÉDITA

OUTRA ALTERNATIVA (ALTER = OUTRA)

VONTADE GERAL DE TODOS

FAZER O MAIS ABSOLUTO SILÊNCIO

MANTER O MESMO TIME

COLOCAR AS COISAS EM SEUS RESPECTIVOS LUGARES

HORÁRIO INDIVIDUAL DE CADA UM

ACRESCENTAR MAIS UM DETALHE

ANEXAR JUNTO

Analise as frases abaixo, assinalando quais delas têm erro de escrita e justifique-os.

1) É eminente a vizita do fiscal, porisso devemos agir sem discreção para que todo mundo ache que nada vai mau.

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2) Se você ver meu óculos, diga-me aonde estão porque sem ele vejo pouco.

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3) Cincoenta por cento de nosso quadro funcional prefere receber o aumento do que ter uma nova promoção.

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4) As 7:30 já haviam muitas pessoas dizendo que o regulamento do concurso tinha sido infligido e apresentado reinvindicações sem saber por que.

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5) Fui eu que redigiu a carta que o anexo relatava as estupidezes que ele é useiro e veseiro em cometer.

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6) Daqui a dois qüinqüênios, duas gramas de ouro equivalerão muito.

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7) Viemos pela presente, comunicar a V. Sª. que o vosso carnet acha-se em nosso poder.

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8) Fica proibido a divulgação deste trabalho até que se defina as condições para a concorrência.

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9) Todos quatro candidatos chegaram no local da prova as quinze para meio-dia.

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10) Nenhum dos componentes das comissões sabia aonde encontrava-se o acusado.

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11) a pessoa que telefonou de Nova York dizia umas palavras estrambólicas.

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12) Quando entrei na sala para falar com Paulo, o mesmo estava sentado na mesa conferindo notas, faturas, títulos, etc...

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Texto: Domingo

( Manuel da Fonseca)

Quando chega domingo

Faço tenção de todas as coisas mais belas

Que um homem pode fazer na vida.

Há quem vá para o pé das águas

Deitar-se na areia e não pensar...

E há os que vão para o campo

Cheios de grandes sentimentos bucólicos

Porque leram, de véspera, no boletim do jornal:

“Bom tempo para amanhã...”

Mais uma maioria sai para as ruas pedindo,

Pois nesse dia

Aqueles que passeiam com a mulher e os filhos

São mais generosos.

Um rapaz que era pintor

Não disse nada a ninguém

E escolheu o domingo para se matar.

Ainda hoje a família e os amigos andam pensando porque seria.

Só não relacionaram que se matou num domingo...

Mariazinha Santos

Quando chega domingo, vai com uma amiga ao cinema.

Deixa que lhe apalpem as coxas

E abafa os suspiros mordendo um lencinho que sua mãe lhe bordou,

Quando ela era ainda muito menina...

Para eu contar isto

É que vem sorrir aos homens que passam!

E a costureirinha mais honesta que eu namorei

Vendeu a virgindade num domingo

- porque é o dia em que estão fechadas as casas e os penhores!

Há mais amargura nisto

Que em toda a História da Guerra.

Partindo desse princípio,

Que os economistas desconhecem ou fingem desconhecer,

Eu podia destruir esta civilização capitalista, que inventou o domingo.

E esta é uma das coisas mais belas

Que um homem podia fazer na vida.

Então,

Todas as raparigas amariam no tempo próprio

E tudo seria natural

Sem mendigos nas ruas ou casa de penhores...

Penso nisto, e vou a grandes passadas...

E um domingo parei numa praça

E pus-me a gritar o que sentia,

Mas todos acharam estranhos os meus modos

E estranha a minha voz...

Mariazinha Santos foi para o cinema

E outros homens menearam as ancas

- ao sol

como um ritual consagrado a um deus! –

até chegar o homem bem-amado entre todos

com uma nota de cem na mão estendida

Venha a miséria maior que todas

Secar o último restolho de moral que em mim resta;

E eu fique rude como um deserto

E agreste como um recorte das altas serras:

Venha a ânsia do peito para os braços!

E vou a grandes passadas

Como um louco maior que a loucura...

O rapaz que era pintor

Aconchegou-se sobre uma linha férrea

Para que a morte o desfigurasse

E o seu corpo anônimo fosse uma bandeira trágica

De revolta contra o mundo.

Mas como o rosto lhe estava intacto

Vai a família ao necrotério e ficou aterrada!

Conheci-o numa noite de bebedeira

E acho tudo aquilo natural.

A costureirinha que eu namorei

Deixava-se ir para as ruas escuras

Sem nenhum receio.

Uma vez que chovia

Até entramos numa escada.

Somente sequer um beijo trocamos...

E isto porque no momento

Olhava para mim com propósito tão sereno

Que eu, que dela só desejava o corpo bem feito,

Me punha a observar o outro aspecto do seu rosto,

Que era aquela serenidade

De pessoa que tem a vida cheia e inteira.

No entanto, ela nunca pôs obstáculos

Que nesse instante as minhas mãos segurassem as suas.

Hoje encontramo-nos aí pelos cafés...

(ela está sempre com sujeitos decentes)

E quando nos olhos,

Bem lá nos fundos dos olhos,

Bem lá no fundo dos olhos,

Eu sou homem bem nascido

Para fazer as coisas mais heróicas da vida

Viro a cabeça para o lado e digo:

- rapaz, traz-me um café...

O meu amigo que era pintor,

Contou-me numa noite de bebedeira:

Olha,

Quando chega domingo,

Não há nada melhor que ir para o futebol...

E como os olhos se me enevoassem de água,

Continuou com uma voz

Que deve ser igual a que se ouve nos sonhos:

...No entanto, conheço um homem

que ia para a beira do rio

e passa um dia inteirinho de domingo,

segurando uma cana donde caía um fio para a água...

...um dia pescou um peixe,

e nunca mais lá voltou...

...O pior é pensar:

que hei de fazer hoje, que toda gente anda alegre

como se fosse uma festa?... –

O rapaz que era pintor sabia uma ciência rara,

Tão rara e certa e maravilhosa

Que deslumbrado se matou.

Pago o café e saio a grandes passadas.

Hoje e depois e todos os dias que vierem,

Amo a vida mais e mais

Que aqueles que sabem que vão morrer amanhã!

Mariazinha Santos,

Que vá para o cinema morder o lencinho que sua mãe lhe bordou...

E os senhores serenos acompanhados da mulher e dos filhos,

Que parem ao sol

E joguem um tostão nas mãos dos pedintes...

E a menina das horas longas e frias

Continue pela mão da avó...

E ,tu, que só andas com cavalheiros decentes,

Ó costureirinha honesta que eu namorei um dia,

Fita-me bem no fundo dos olhos,

Fita-me bem no fundo dos olhos!

Então,

Virá a Miséria maior que todas

Secar o último restolho de moral que em mim resta;

E eu ficarei rude como deserto

E agreste como o recorte das altas serras:

E virá ânsia do peito para os braços...

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Domingo que vem,

Eu vou fazer as coisas mais belas

Que um homem pode fazer na vida.

1) Faça um comentário sobre o texto “Domingo”, de Manuel Bandeira.

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2) Qual é a idéia implícita que se depara no texto?

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